domingo, 20 de junho de 2010

" GLAM METAL "
















RATT

Glam metal/rock (também depreciativamente chamado no Brasil de farofa)
é um sub-gênero do hard rock, com apogeu da metade dos anos 80 até o início dos 90, no qual as bandas se caracterizavam por uma aparência afetada, com os integrantes cultivando não só cabelos longos, mas também um guarda-roupa em que as cores e o brilho se ressaltavam. O uso de maquiagem feminina não era incomum. Atualmente o estilo é chamado de "sleaze".

O hard rock, ou simplesmente "rock pesado", começou a ganhar destaque no final dos anos 60, com Deep Purple, Led Zeppelin e Alice Cooper, entre outros, gravando seus primeiros albuns. Bandas como Aerosmith e KISS surgiram no início dos anos 70, e aproveitaram, cada uma à sua maneira, o apelo visual e comportamental de David Bowie, Johnny Thunder, Mott The Hoople e dos New York Dolls, verdadeiros precursores do estilo glam ou glitter, se bem que traços incipientes já seriam notados, na mesma época e até mesmo um pouco antes, em fotos de bandas como Rolling Stones.
Em meados da anos 80 algumas bandas de hard rock resolveram exagerar no visual carregado e um tanto afeminado - Guns N Roses, Bon Jovi, Poison, Ratt, Mötley Crüe, entre outros, representaram o estilo. Antes ainda, surgiu uma fase de busca por extremo virtuosismo instrumental, iniciada com o lançamento do primeiro disco do Van Halen, cujo guitarrista, Eddie Van Halen passou a ser copiado. A temática das canções era por vezes romântica, e muitas vezes enaltecia o hedonismo e o excesso relativamente a sexo e mulheres, dinheiro, drogas e fama.. O estilo virou uma febre nos Estados Unidos,e difundiu-se mundo afora, com a ajuda da MTV e seus video-clipes - na época uma novidade. Ao mesmo tempo em que algumas bandas se destacavam em shows superproduzidos com grandes palcos, luzes, explosões, e pilhas de amplificadores, muitas outras surgiram, sem o mesmo talento, de certa forma inflacionando o mercado. O glam se tornou uma caricatura de si próprio, e passou a ser esnobado e ridicularizado propositalmente pela própria MTV, que precisava de um novo estilo pra explorar comercialmente, tendo-o encontrado no grunge, com suas temáticas existencialistas e tom depressivo, antagônico ao espírito de festa do glam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário