sexta-feira, 30 de julho de 2010

"ART ROCK"


Art rock é subgênero do rock que possui influências da música experimental e da vanguarda.O art rock muitas vezes usa mais teclado do que guitarra, e frequentemente conta uma história com temas filosóficos na sua letra.
Teve sua definição por volta de 1966 com o álbum Pet Sounds dos Beach Boys e
Frank Zappa & The Mothers of Invention em seu Freak Out!, do mesmo ano.
A gravação mais citada inclusive como uma das pioneiras no quesito experimental é a dos Beatles, Sgt. Pepper's de (1967). Entre outras bandas citam-se como exemplo Jethro Tull, R.E.M., The Moody Blues, The Nice, Pink Floyd, Emerson, Lake & Palmer, Genesis, Pere Ubu, Electric Light Orchestra, Kraftwerk, Bauhaus (banda), Talking Heads, Sonic Youth, Radiohead, A.C.T, The Residents e Porcupine Tree. No Brasil, podemos citar Apocalypse, Sagrado Coração da Terra, O Terço, Bacamarte, A Gota Suspensa e Seychelles.

O termo "art rock" é muito vago e incerto como gênero musical e pode caracterizar diversos tipos de bandas diferentes, que podem ir do progressivo ao punk, do alternativo ao experimental e do contra-cultura ao popular, apesar de predominar uma tendência mais ligada aos experimentos, conceitos e às vanguardas.
1965 é um ano com o crescimento de estilos como Sunshine pop e Pop barroco com albuns fortes em sofisticação e maior uso de instrumentos tanto da música popular como da música clássica, além de obter uma maior expansão melódica. Alguns desses exemplos de álbuns são os dos Beach Boys e Beatles neste ano. The Byrds entre outros grupos contemporâneos aumentam a experimentação. Os primeiros traços do art rock podem ser encontrados em registros destes subgêneros do pop antes de 1965, como exemplo a música de trabalho (single) When I Grow Up (To Be A Men) dos Beach Boys lançada em agosto de 1964, onde nele foi usado o instrumento cravo.

Phil spector e seu grupo The Ronettes foi uma grande influência para Brian Wilson e para uma evolução na produção musical e melódica em 1963.
1966 é lançado o Pet Sounds dos Beach Boys, gravado à partir de 1965. Pet Sounds é considerado um pioneiro do art rock devido à sua vanguarda, experimentalismo e produção. Dele vieram vários discos de vanguarda do grupo, como exemplo o Smiley Smile, lançado no lugar do lendário e abortado Smile, entre outros. Foi o Pet Sounds a maior inspiração para o surgimento do Sgt Peppers dos Beatles.
Frank Zappa and The Mothers Of Invention e seu primeiro, o Freak Out!, lançado pouquíssimo depois do Pet Sounds é também pioneiro do gênero art rock. Nos anos seguintes Frank Zappa lançou álbuns influentes na música progressista do rock. O Freak Out! também influenciou o álbum Sgt. Peppers dos Beatles.

The Beatles se definem mais na vanguarda com o lançamento do Revolver, também pioneiro da música psicodélica. Revolver deu o ponta pé definitivo ao período mais artístico dos Beatles, lançando o Sgt. Peppers no ano seguinte (1967), conhecido por muitos como a maior obra prima do grupo.
Com a explosão do movimento psicodélico em 1967 vários grupos lançavam álbuns experimentais e vanguardistas como Jefferson Airplane, Pink Floyd, Moody Blues, The Who, The Doors, entre outros. O movimento foi se transformando em rock progressivo pouco tempo depois, se alastrando nos anos 70 com os próprios Moody Blues, Pink Floyd, King Crimson, Emerson Lake & Palmer, Yes e muitos outros. No fim dos anos 60 o heavy rock mostra-se um novo gênero fortemente influenciado pelo som psicodélico, blues-rock e pela música erudita. Led Zeppelin mostra sua forte influência por estes estilos, e em dezembro de 1969 Deep Purple lança o Concerto for Group & Orchestra ao vivo, um projeto com a orquestra sinfônica em Londres, a Royal Philharmonic Orchestra. Grupos surgidos no período de 1968 como Nazareth, Black Sabbath, Uriah Heep, Grand Funk Railroad e vários outros, representam bem este
movimento nos anos 70, onde até o Black Sabbath foi chamado de
rock progressivo no início. Queen populariza a música clássica e elementos operísticos no rock na década de 70.

Pós anos 1960

Não só no rock progressivo que o art rock se manteve em alta, mas em grupos pop, new wave e punk do fim dos anos 70 e toda a década de 80.
Talking Heads anos mais tarde leva a influência do estilo já a partir de seu primeiro album em 1977 abrindo caminho para o pós punk e new wave, e, o álbum é conhecido também como uma origem do art punk, onde a banda explorou
muito nos álbuns seguintes.
Vários outros artistas também passaram por este estilo como Laurie Anderson,
Kate Bush, David Bowie, David Byrne (Talking Heads), Tom Verlaine (Television),
Peter Gabriel (Genesis), Brian Eno, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário