domingo, 25 de abril de 2010

" ÓPERA ROCK "


Uma ópera rock ou musical rock é uma produção musical em forma de ópera ou um musical num estilo moderno de rock em vez das formas tradicionais. Difere do rock tradicional, onde as músicas não ligam umas com as outras, mas tem bastantes semelhanças com os álbuns conceptuais.
Desenvolvimentos mais recentes incluem o metal opera e o rap opera.
Numa distinção formal pode dizer-se que a ópera rock conta uma história coerente (por vezes em episódios), em que muitas vezes são utilizados personagens, enquanto o álbum conceptual estabelece uma atmosfera ou mantém um tema até ao fim, havendo no entanto álbuns, que partilham os dois conceitos. O musical rock é geralmente apresentado como sendo uma produção teatral em vez de um álbum, não tendo sequer muitas vezes referência a qualquer banda, sendo apresentado com ar the show business. Estas categorias são no mínimo bastante flexíveis.
Pete Townshend, tanto com os The Who, como a solo, é um dos artistas mais associados à ópera rock. O primeiro exemplo foi ouvido na faixa de nove minutos “A quick one while he’s away” no segundo álbum dos Who, A Quick One de 1966. Em 1968 os Pretty Things editam S.F. Sorrow, idealizado para ser a primeira tentativa de um conceito temático único num álbum. Menos de um ano depois os Who regressam com Tommy, o primeiro álbum explicitamente chamado de ópera rock. Tommy continua a ser a ópera rock mais famosa, tendo sido feitos concertos, filme, e peças teatrais ao longo de 30 anos. Os Who editaram ainda Quadrophenia, do qual também foi feito um filme.
Townshend é considerado como tendo sido autor do termo “ópera rock”.
Exemplos de operas rock notáveis incluem:
Pretty Things, S.F. Sorrow (1968): Será, ou a primeira opera rock, ou o primeiro álbum conceptual
The Who, Tommy (1969): O álbum que se diz ter popularizado o termo ópera rock. Mais tarde foi realizado um filme e uma produção para a Broadway
Mothers of Invention (Frank Zappa), 200 Motels (1970)
The Who, Quadrophenia (1973)
Genesis, The Lamb Lies Down on Broadway (1974): Ópera rock/progressivo famoso.
José Cid, 10,000 anos depois entre Vénus e Marte (1978): Ópera de Rock progressivo portuguesa, cotada mundialmente entre as 100 melhores.
Pink Floyd, The Wall (1979)
Styx, Kilroy Was Here (1983)
The Residents, Mark of the Mole (1981)
The Residents, The Tunes of Two Cities (1982)
The Residents, The Big Bubble: Pt. 4 of the Mole Trilogy (1983)
Pete Townshend, White City (1986): Com o sub-título "A novel", um vídeo foi editado em conjunto com este álbum.
Pete Townshend, Lifehouse, Abandonado, e retomado como ópera rock de ficção científica. The Residents, God in Three Persons (1988)
Pete Townshend, The Iron Man (1989): Um "musical" baseado em no livro de Ted Hughes The Iron Man (book) (foi também a base para o filme animado The Iron Giant)
Pete Townshend, Psychoderelict (1993): Um álbum que ligava as músicas com diálogos que iam contando a história, uma versão sem os diálogos também foi editada
Blind Guardian, Nightfall in Middle Earth (1998): O primeiro power metal opera baseado no livro de J.R.R. Tolkien O Silmarillion
Lacrimosa, Elodia (1999): Uma ópera de gothic metal em três atos, contando a decadência e fim de uma relação amorosa.
Spock's Beard, Snow (2002): Os temas e a história são muito semelhantes a “Tommy” dos The Who, e a The Lamb Lies Down on Broadway, dos Genesis
Neil Young, Greendale (2003)
Green Day, American Idiot (2004): Este álbum do Green Day é uma ópera de punk rock, semelhante à The Wall do Pink Floyd. Algumas músicas têm ligações internas e elas contam a história de três personagens: Jesus of Suburbia, St. Jimmy e Whatsername.
The Protomen, The Protomen (2005): ópera rock sobre o game Mega Man.
Ayreon: De todos os seus álbuns "conceituais" do projeto de metal progressivo, destacam-se Into the Electric Castle (1998), The Universal Migrator (2 álbuns: Pt. 1 -The Dream Sequencer e Pt. 2 - The Flight of the Migrator (2000)) e The Human Equation (2004).
Arjen Anthony Lucassen's Star One, Space Metal (2002).
Avantasia, The Metal Opera (2001),The Metal Opera Pt.II (2002):Avantasia é um projeto musical criado por Tobias Sammet, The Metal Opera é um Opera Metal que conta a história de um personagem chamado Gabriel Laymann Cartoon a primeira banda brasileira a lançar uma ópera rock, com seu segundo CD, BIGORNA (2002)

Nenhum comentário:

Postar um comentário