domingo, 25 de abril de 2010

" ROCK DE GARAGEM "


Rock de garagem é uma forma bruta do rock and roll que teve grande sucesso nos Estados Unidos e Canadá entre 1963 e 1967. Era conhecido originalmente como punk rock, mas foi renomeado para rock de garagem para evitar confusões com o gênero musical da década de 1970 famoso por bandas como Sex Pistols.
O estilo foi caracterizado pelas gravações com baixo custo de produção, geralmente realizadas por adolescentes nas garagens de suas casas. A gravação de 1958 "Jenny Lee" de Jan and Arnie (que posteriormente tornou-se Jan and Dean), é considerada marco inicial do gênero.
O estilo evoluiu das cenas regionais dos Estados Unidos desde 1958 com artistas como The Wailers e Link Wray. No começo da década de 1960 o estilo passou a ganhar proporções nacionais daquele país, com bandas como The Kingsmen, Paul Revere and the Raiders, The Trashmen e The Rivieras. A Invasão Britânica dessa época também influenciou na modelagem do som do rock de garagem, além de incentivar a formação de novas bandas de rock. Os artistas britânicos mais referenciados eram aqueles com grandes bases no blues como The Kinks, The Animals, The Yardbirds, The Pretty Things e The Rolling Stones. Os Beatles eram considerados influência por todas as categorias de bandas da época, ainda que os puristas do rock de garagem os rebaixavam devido à grande diversidade do som da banda.
O estilo de garagem, que teve seu auge comercial em 1966, acabou decaindo em popularidade até sua extinção em 1970. Na década de 1970 o estilo foi revigorado sobre nova roupagem, o punk rock.
Inclusive o termo era utilizado originalmente para identificar exclusivamente o rock de garagem, que ganhou esse novo termo para que as bandas da década de 1960 não fossem confundidas ou misturadas com a nova geração de bandas tais como Sex Pistols.
Nos anos 1980 várias bandas revitalizaram o rock de garagem, como o The Fuzztones. Um dos grandes símbolos dessa década são os temas, geralmente sobre terror ou sobre as guitarras fuzz, que destruíam o som da guitarra. Durante a década de 2000 outras diversas bandas revitalizaram o estilo, como Horrors, Eagles of Death Metal e The Strokes.
Banda de garagem é o nome dado usualmente a grupos de músicos principiantes, freqüentemente constituídos por adolescentes ou adultos jovens, quase sempre fãs de rock de garagem (embora apreciadores de outros gêneros musicais também se utilizem do mesmo esquema). O termo provém do fato de que estes iniciantes geralmente ensaiam em locais "alternativos" de suas próprias residências, como quartos e garagens.
Algumas pessoas formam e se juntam a bandas de garagem por razões outras que não seguir uma carreira na música, incluindo tocar por diversão ou passar algum tempo com os amigos. Todavia, muitas bandas famosas, como Metallica, começaram como bandas de garagem e se orgulham de sua origem, chegando mesmo a lançar álbuns intitulados Garage Days Re-Revisited e Garage Inc.Na qualidade de empreendimento amador, uma banda de garagem não necessita de todo o equipamento utilizado por uma banda de rock profissional. Não obstante, a maioria das bandas de garagem apresentam os instrumentos básicos do rock, ou seja guitarra e bateria. Com freqüência, existem dois tipos de guitarristas em bandas de garagem: o ritmista, que faz o acompanhamento junto com o baixo e a bateria, e o solista, que toca os trechos solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário